Metodologia

O que é

O Monitor Legislativo do Observatório do Legislativo Brasileiro é uma ferramenta de acompanhamento da atividade legislativa na Câmara dos Deputados. Com ele, é possível obter informações resumidas, atualizadas diariamente, sobre as iniciativas que estão tramitando em diversas áreas de interesse público, como Saúde e Educação.

Como usar

Selecione um tema no menu “Temas” para obter informações sobre as proposições legislativas que tiveram movimentação ou apresentadas nos últimos 30 dias em determinada área;


Passe o mouse por cima dos itens nos gráficos para obter informações detalhadas;


Clique nos links para visitar as páginas relacionadas a cada proposição;


Sobre os Painéis

  • Proposições que sofreram alterações de tramitação nos últimos 30 dias – Nesse painel, apresentamos o número de proposições legislativas (PL, PLP, PEC e MPV) que foram objeto de alterações, ou ações legislativas, nos últimos 30 dias. Essas alterações e ações incluem: requerimentos, emendas, pareceres recebidos, entre outros. É possível identificar seus tipos e números (e.g., PL 7082/2017); um resumo de suas ementas; e suas movimentações por meio de um gráfico de barras.
  • Proposições apresentadas nos últimos 30 dias – Nesse painel, exibimos informações detalhadas sobre cada uma das proposições que foram introduzidas nos últimos 30 dias. É possível identificar seus tipos e números (e.g., PL 7082/2017); um resumo de suas ementas; e suas movimentações por meio de um gráfico de barras.

Nossos dados

Todos os dados utilizados pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) para produzir esse Monitor são extraídos e atualizados diariamente do serviço de Dados Abertos da Câmara dos Deputados. Especificamente, o Monitor analisa quatro tipos de proposições: Projetos de Lei (PL), Projetos de Lei Complementar (PLP), Projetos de Emendas à Constituição (PEC) e Medidas Provisórias (MPV).

Utilizando modernas técnicas de captura e sistematização de dados digitais, cruzamos informações sobre essas proposições, suas tramitações e seus conteúdos para sintetizar o trabalho legislativo na Câmara em determinadas áreas, ou temas, de interesse público. A classificação de temas utilizada é feita pelo setor de documentação da Câmara.

Compartilhe: