Quem Somos

Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ, um dos principais centros de pesquisa e ensino de pós-graduação em ciência política e sociologia do país. A iniciativa nasceu da colaboração entre o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON) e o Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), ambos do IESP-UERJ. Essa junção propiciou o casamento do conhecimento teórico mais sofisticado sobre a análise política parlamentar com a utilização de ferramentas de programação para a análise e divulgação de dados de interesse público.

O OLB combina expertise acadêmica e ferramentas de análise de dados para produzir inteligência sobre comportamento dos parlamentares no Congresso Nacional, com vistas a contribuir para o aprimoramento das atividades de advocacy das organizações da sociedade civil e para a promoção da transparência da atividade legislativa.

Nosso trabalho busca reduzir a assimetria informacional entre as grandes corporações – que contam com acesso privilegiado ao poder público – e os cidadãos, as organizações da sociedade civil e os movimentos sociais, que desejam participar de forma mais efetiva no debate político no país. Portanto, os instrumentos e serviços disponibilizados pelo OLB visam a aperfeiçoar mecanismos de participação e deliberação da vida democrática brasileira.

FABIANO GUILHERME MENDES SANTOS

Coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1994). Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) de 2008 a 2012. Atualmente é professor/pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP). É editor associado da Journal of Politics in Latin America. Foi membro do Conselho de Redação de DADOS – Revista de Ciências Sociais no período de 2006 a 2009. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em instituições políticas brasileiras e em perspectiva comparada.

JOÃO FERES JR.

Coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997) e mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). Foi professor de ciência política do IUPERJ de 2003 a 2010 e da UNIRIO de 2010 a 2012. É, desde 2010, professor de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ. É também coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) e do Observatório das Ciências Sociais (OCS). Trabalha atualmente com os seguintes temas: mídia e esfera pública, mídia e eleições, teoria política, políticas de ação afirmativa, relações raciais, teoria do reconhecimento e teoria da história conceitual.

JÚLIO CANELLO

Doutor e Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ, onde também realizou Pós-Doutorado. Foi pesquisador visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e aluno na Universidade de Harvard. É também Especialista em Pensamento Político Brasileiro pela UFSM, onde cursou Ciências Sociais e Direito. Possui experiência em análise de dados, estudos legislativos e comportamento judicial. Sua pesquisa já foi premiada nacional e internacionalmente (ANPOCS, ALACIP, Comparative Political Studies).

DÉBORA GERSHON

Doutora (IESP/UERJ) e mestre (IUPERJ) em Ciência Política. Foi pesquisadora visitante, por um ano, da University of California, San Diego (UCSD). É especialista em estudos legislativos, com larga experiência em atividades de monitoramento legislativo em âmbitos nacional e estadual. Formada em gerenciamento de projetos, assessorou diversas instituições na elaboração e atualização de seus planos estratégicos. É experiente em análise e avaliação de políticas públicas, com anos de atuação em diferentes organizações públicas, da sociedade civil e de economia mista. Foi parceira de inúmeras instituições de atuação internacional na produção de projetos de desenvolvimento e de estudos sobre o cenário político-social brasileiro.

BRUNO SCHAEFER

Professor de Ciência Política no IESP/UERJ, pesquisador do OLB e do DOXA. Doutor e mestre em Ciência Política pela UFRGS. Foi bolsista da Fundação Konrad Adenauer Brasil para o estudo de partidos políticos, consultor do TSE para sistematização de normas eleitorais e professor no Departamento d Ciência Política da UFRGS. Atualmente realiza pesquisas nas áreas de instituições políticas, eleições e comportamento eleitoral e políticas públicas.

JOYCE LUZ

Doutoranda e mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Também atua como professora no curso de Pós-Graduação em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, nos cursos de curta duração oferecidos pela Oficina Municipal e São Paulo e como professora dos cursos de Educação Política para jovens pela Fundação Konrad Adenauer. Desde 2021 é diretoria secretária do Movimento Voto Consciente de São Paulo. Trabalha atualmente com os seguintes temas: comportamento legislativo, relação Executivo-Legislativo e Orçamento da União.

MAIANE BITTENCOURT

Doutoranda e mestra (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Graduada em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2018). Editora executiva da Revista de Sociologia e Política. Tem experiência em campanhas eleitorais; em pesquisa quantitativa, em particular na aplicação de survey; e, na criação de indicadores. Tem como temas de interesse e pesquisa: processo decisório; elites parlamentares; representação parlamentar de mulheres; sistemas eleitorais; cientometria e bibliometria em Ciência Política.

ANDRÉ FELIX

Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa GEMAA e LEMEP do IESP/UERJ. Tem experiência em planejamento e desenvolvimento de sistemas computacionais de pequeno e médio porte, manutenção de servidores web e possui especialização em modelagem e implementação de bancos de dados relacionais.

ANDRÉ MADRUGA

Administrador das redes sociais do OLB. É jornalista formado pela Facha (1998-2002) e analista de mídias sociais (Igec/Facha – 2013). Tem experiência em cobertura política, marketing digital e produção de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. É também colaborador do “Manchetômetro”, produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do IESP-UERJ.

Compartilhe: